ATLETAS ESTÃO CADA VEZ MAIS ADEPTOS DO CONSUMO DE BANANA

10/05/2011 11:36

Fonte: https://www.swim.com.br/noticias.php?id=52135

 SAÚDE

ATLETAS ESTÃO CADA VEZ MAIS ADEPTOS DO CONSUMO DE BANANA

Campeã de indicações pelos nutricionistas, a banana, ao contrário das outras frutas, tem em sua composição o amido, que garante energia mais prolongada aos atletas. Os especialistas asseguram, no entanto, que ela não evita cãibras

BRASÍLIA, 02/05/2011 08:56
Swim It Up! Clipping, Correio Braziliense
Esta notícia foi reproduzida para fins didáticos. Caso disponível, veja link no final desta página para ver o texto original.

De todas as frutas, a mais consumida pelos atletas, com certeza, é a banana. E quem afirma são os nutricionistas. Os especialistas a tornaram a número 1 em indicações, por ser rica em potássio, magnésio, ferro e vitaminas. De fácil digestão, pode ser ingerida antes da prática de exercícios físicos. Porém, ao contrário do que se alardeia, evitar cãibras não é a sua função primordial. “A banana dá energia, mas o principal motivo de ela ser muito consumida é para evitar as cãibras, o que acaba sendo um mito”, alerta a nutricionista Karen Moreno. “Por ser uma fruta rica em potássio, as pessoas a associam ao combate à cãibra, porém esse incômodo se dá por vários motivos, como falta de hidratação e por uma quantidade elevada de exercícios. As pessoas usam para um motivo e ela acaba funcionando para outro.”

É o caso do nadador Jefferson Luís Cruz, que só cai na água depois de ter comido uma banana. “Como é rica em potássio, eu como umas cinco por dia. Uma em cada refeição, outra antes do treino e mais uma depois, para manter o nível”, relata o atleta.

O que Jefferson e muitos outros esportistas não sabem é que a banana apresenta em sua composição o amido, responsável por fornecer energia de forma mais prolongada. As outras frutas possuem apenas frutose, que é um carboidrato de rápida absorção. “Com a banana, o atleta tem uma energia gradual, não uma imediata como o açúcar, que acaba muito rápido”, explica o nutricionista Victor Guerra.

Além disso, a banana tem uma quantidade por porção de carboidrato maior que as outras frutas. “Quando ela amadurece, o amido é transformado em glicose”, afirma Karen Moreno. Essa glicose é o combustível usado pelo nosso corpo para a prática do esporte. Então, quanto mais amadurecida estiver a banana, mais energia ela dará.

Rica também em fibras, a fruta dificilmente causa indigestão. Em sua composição há, ainda, a vitamina B6, uma das grandes responsáveis por fazer com que o metabolismo funcione da maneira correta. “A pessoa que quer perder peso ou ganhar massa muscular tem que estar com o metabolismo funcionando direitinho. Por isso, frisamos que as pessoas precisam ingerir frutas e verduras, nas quais encontramos mais vitaminas”, aconselha Victor Guerra. A falta da vitamina B6 pode prejudicar o desempenho do atleta. Com o potássio, ela cuida da regulação da contração muscular, do equilíbrio hídrico e da manutenção do ritmo cardíaco.

Os nutricionistas lembram, no entanto, que se deve comer não só a banana, mas as outras frutas, fazendo uma variação no cardápio. “A pessoa deve consumir frutas todos os dias. É um conjunto de fatores, um conjunto de alimentos, aliado a prática de esporte, que vai levar a uma vida saudável”, diz Victor Guerra.

A banana dá energia, mas o principal motivo de ela ser muito consumida é para evitar as cãibras, o que acaba sendo um mito”

Karen Moreno, nutricionista

4 frutas por dia

Total recomendado pelos nutricionistas

Saiba mais

Só a fruta não basta para suprir as necessidades de um esportista de alto rendimento. “O metabolismo dos atletas é muito acelerado. Eles precisam ingerir cerca de 8 mil calorias diárias, enquanto uma pessoa normal só precisa de 2.500. Se ele comer 2, 3 bananas antes do treino, não vai adiantar nada”, afirma o nutricionista Victor Guerra. Por isso, é aconselhável que a banana complemente uma refeição maior, como um sanduíche natural, por exemplo, ou seja usada como lanche.