SEU EMPREGO NO FUTURO – PARTE 3

11/06/2008 13:26

 

 

ARTIGOS – Profissão

 

SEU EMPREGO NO FUTURO – PARTE 3

 

            O Supervisor Técnico de Natação, prof. Ricardo de Moura, traduziu e interpretou uma série de textos, de diversos autores, sobre o futuro do trabalho pois, afinal, seja qual for a área de atuação, todos devemos estar preparados para os desafios do novo mundo profissional.

 

Antes de mergulhar em questões específicas da área técnica esportiva, este é um convite à reflexão sobre a postura de cada um diante do mundo e das mudanças cada vez mais radicais nos ambientes de trabalho.

 

TORNE-SE UM ATIVISTA

 

Por C.k Prahalad (Michigan Business School)

Tradução e Interpretação: Prof Ricardo de Moura

 

Um ativista é uma pessoa que quebra barreiras. Todas as empresas falam, por exemplo, sobre diversidade. Mas o que elas fazem quando colocam pessoas diferentes juntas? Transformam-nas em iguais. Fazem-nas seguir os mesmos padrões de comportamento, chegar na mesma hora, orientar-se pelas vontades dos chefes. Não há algo errado aí? Outra coisa: a maioria das pessoas usa as técnicas de networking para a promoção pessoal. Isso é terrível, porque 90% das pessoas não são estúpidas. Você deve usar os seus amigos para promover os objetivos da companhia. Meu ponto é: quanto mais estiver focado em você mesmo, mais longe você estará do sucesso. Um ativista não se deixa levar pela cartilha fácil da diversidade e do networking. Ao contrário. Compartilha objetivos e tem obsessão por vencer. Você pode ser um ativista:

 

• Se tiver capacidade de analisar os dados disponíveis, fará melhor que os outros. Mas se for capaz de enxergar o que vai acontecer no futuro, será um ativista.

• Se você enxergar uma oportunidade e usar os recursos disponíveis, será melhor do que os outros. Mas, se não se constranger com a falta de recursos e usar a imaginação, será um ativista.

• Se souber avaliar as ferramentas disponíveis, será melhor que os outros. Se souber usá-las para criar novos horizontes, será um ativista.

• Se ampliar um negócio já existente, será melhor que os outros. Se criar um novo negócio, será um ativista.

 

EVITE A TENTAÇÃO DE SER DEUS

 

Um líder precisa de grandeza. Essa é uma qualidade que pode ser conquistada e preservada. Basta que você encoraje a desobediência, descubra o que outros não sabem, expanda seu conceito de negócios, crie um novo capital estratégico, cace as vacas sagradas das organizações, redefina os seus interesses e balanceie a autoconfiança com a humildade. Muitos líderes escapam da grandeza porque incorrem em patologias comuns:

 

1. Mensageiros sem cabeça.

Problema: o sucesso imuniza os líderes contra as notícias ruins.

Solução: honestidade e humildade dos altos executivos.

 

2. Clones e clãs.

Problema: falta de diversidade nas experiências.

Solução: socialização.

 

3. Liderança arrogante.

Problema: falta de habilidade de aprender com os outros.

Solução: humildade.

 

Lembre-se de que o processo que nos leva à ação, à mudança e à liderança implica em acreditar no que se está fazendo. É claro que você também precisa da capacidade de realizar, de mostrar resultados. Sem fé, porém, você não vai adiante. Vai viver do passado. Não vai construir o futuro. 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------