Seu Emprego no Futuro-Parte 1

04/06/2008 12:51

    (Fonte: www.cbda.org.br)

 

ARTIGOS – Profissão

 

SEU EMPREGO NO FUTURO –

 

            O Supervisor Técnico de Natação, prof. Ricardo de Moura, traduziu e interpretou uma série de textos, de diversos autores, sobre o futuro do trabalho pois, afinal, seja qual for a área de atuação, todos devemos estar preparados para os desafios do novo mundo profissional.

 

Antes de mergulhar em questões específicas da área técnica esportiva, este é um convite à reflexão sobre a postura de cada um diante do mundo e das mudanças cada vez mais radicais nos ambientes de trabalho.

 

VÁ PARA A ZONA DE DESCONFORTO

 

Por C.k Prahalad (Michigan Business School)

Tradução e Interpretação: Prof Ricardo de Moura

 

Para aprender a pensar por si mesmo, é necessário ser intelectualmente curioso. Isso é muito mais fácil dizer do que fazer. Veja o meu caso. Eu costumo falar para os meus alunos que eles devem experimentar. Mas como vou ter credibilidade se eu não experimentar na minha própria vida? Por isso, estou saindo de licença da universidade para tocar a minha empresa. Até agora, eu ia lá uma vez por mês. No começo deste ano, porém, decidi que quero ter responsabilidades pela operação. Você não pode ser intelectualmente curioso se não se submete ao que eu chamo "zona de desconforto". A troca que estou fazendo não representa um risco financeiro. Estou arriscando minha reputação. Isso é desconforto.

 

INSPIRE OS OUTROS

 

Muitas pessoas têm ambição. Tudo o que um líder pode fazer é mostrar as oportunidades e encorajar as pessoas a perseguir sua ambição. Uma maneira de encorajar é contar histórias sobre outras pessoas que realizaram seu sonho. Recentemente, convidei uma ex-aluna para contar à minha nova turma o que ela tinha feito desde que se formara no MBA, dois anos antes. Ela trabalha no departamento de pesquisas da Ford, num cargo de iniciante. Sua tarefa: estudar o mercado de carros para jovens entre 18 e 30 anos. Quando começou a pesquisa, minha ex-aluna ousou fazer uma pergunta: por que nosso marketing só foca as pessoas com mais de 18 anos de idade? Por que não planejar o marketing da Ford para conquistar crianças a partir dos 5 anos?

 

Com uma simples pergunta, ela provocou um grande impacto numa empresa monstruosa. As crianças não podem comprar nem dirigir um carro, mas nessa idade elas decidem de que modelo gostam. O resultado é que todo mundo sabe o nome da minha ex-aluna e o que ela faz na Ford, incluindo o presidente mundial Jack Nasser, com quem ela já teve várias reuniões. A vida era fácil para minha ex-aluna? Não. Durante o MBA, ela estava grávida do primeiro bebê. Quando ela retornou para contar sua história, dois anos depois, ela havia tido outro bebê três dias antes. Essa jovem mulher de 28 anos é uma inspiração para todo mundo que quer fazer diferença. Se ela fez isso, por que você não pode?

Próximos temas: ‘Dê Ênfase à Mudança’ e ‘Alimente a Imaginação’.