Preparação Física Italiana

15/07/2008 13:25

 

Preparação Física Italiana

Alex Pussieldi
 

 

Carlos Vivio

 

(Retirado de: https://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=1502 )

Best Swimming - Qual o segredo da preparação física italiana?
Carlo Vivio - (Risos) Eu acho que não tem segredo. Temos um bom trabalho. E penso que o sucesso está na preparação neuro-muscular de nosso programa.

BS - Explique melhor isso.
CV - Você pode ver. Nossos atletas não são grandes, são fortes. Trabalhamos força específica. Trabalhamos isso dentro d´água e fora d´água.

BS - Você faz parte do Centro de Treinamento e como os outros treinadores italianos trabalham nesta área?
CV - Eles estão comigo. Eu faço viagens e acompanho treinamentos em todo país. Eles estão com minhas idéias, faço palestras, demonstrações, clínicas, temos obtido uma boa integração.

BS - Você vive em torno disso o ano todo?
CV - Mama mia, já estou cansado! E nunca tem folga. Logo após o Mundial de Julho em Barcelona, vamos direto para o início do ciclo olímpico que inicia em 18 de agosto. E aí vamos direto até a Olimpíada.

BS - E o seu futuro?
CV - Estou pensando em me aposentar.

BS - Definitivamente?
CV - Não. Apenas da natação. Quero levar minha experiência e minha tese para outros esportes. Penso em fazer isso após Atenas no próximo ano.

BS - Você me disse durante esta semana o mais importante para uma boa preparação física é preparar o atleta para um simples movimento. Como é isso?
CV - Você não vai dar ao atleta de alto nível fora d´água o que ele já tem dentro d´água. Se ele já faz muitos metros dentro d´água, uma boa base pra que fazer mais resistência fora d´água.

BS - Isso para qualquer atleta de natação?
CV - Não. Estou falando do alto nível. Do atleta de nível olímpico, com base e história. Ele não precisa fazer nada mais diferente fora d´água do que trabalhar potência muscular e a força dinâmica do movimento. Atletas de categorias menores são diferentes.

BS - Você esta semana conversou muito comigo a respeito de fortalecimento dos ombros e costas. Conte um pouco deste trabalho.
CV - É um trabalho simples, fácil mas muito importante de se fazer. Ajuda a trabalhar na parte interna do músculo. Preparamos o atleta para o treino. Trabalhamos com pequenos pesos de mão ou o elástico bem leve para alongar a musculatura. E nada mais do que apenas 2 centímetros de movimento, séries de 1 minuto de duração ajudando a preparar o ombro do atleta para o treino e protegê-lo contra lesões. Estamos aí trabalhando a parte interna do músculo. Trabalho ideal para ser executado pela manhã antes do treinamento.

BS - Equilíbrio, balanço, coordenação, nunca se ouviu tanto falar nisso em preparação física de natação. Você concorda?
CV - Demais. Claro, é lógico. É muito importante que o atleta execute o trabalho de forma relaxada, com boa postura, para estimular a boa posição alta na água. O atleta tem de trabalhar contra a força gravitacional mas mantendo a melhor postura possível.

BS - E musculação?
CV - Trabalhamos 3 vezes por semana na sala de musculação. Muita potência. Poucos exercícios, mas trabalhamos duro. Acho que atleta de alto nível tem de trabalhar com pesos livres, não usamos muita máquina não. O preparador físico tem de preparar o atleta para o trabalho de água. Trabalhamos força e força dinâmica, o trabalho de resistência é dentro d´água.

BS - Qual a série que você usa na musculação?
CV - Basicamente potência muscular. Pirâmide é um bom trabalho. Trabalhamos duro com bom intervalos de 1:30 a 2 minutos de intervalo. São séries de 3 a 8, com repetições nunca mais do que 6.

BS - Porque só 6?
CV - Porque trabalhamos para melhorar um movimento. A força dinâmica do movimento. 6 é o suficiente para isso. Lembre que para atletas já de boa idade e formados. Começamos a temporada com 2 séries de força máxima 1 de potência. Depois passamos para 1 de força máxima e 2 de potência.

BS - O que você chama de força dinâmica?
CV - São séries com 60% da carga máxima do atleta executada em alta velocidade, potência total mesmo. Muito importante a velocidade e a força do movimento.

BS - E nos dias intercalados de musculação?
CV - Flexibilidade, abdominal, alongamento.

BS - Quantos dias você acha que são suficientes para o descanso antes de uma grande competição. Ou mais especificamente quantos dias antes da competição você pára a musculação.
CV - Ah, boa pergunta. Rosolino fez a última série dele de força dinâmica 9 dias antes de ganhar a medalha de ouro em Sidney nos 200 medley. Brembilla fez uma série de musculação leve cerca de 2 dias antes de Fukuoka. Cada nadador tem uma resposta diferente, e você como treinador deve saber disso mas saiba também que força se não trabalhada se perde.