Lombalgia

25/09/2008 13:36

LOMBALGIA

Lombalgia


Lombalgia é o termo utilizado para referir-se a dor no terço inferior das costas ( região lombossacral e sacroíliaca ). Pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (ciatalgia )
São várias as situações que podem estar na sua origem, o que exige a realização de uma história clínica completa e eventualmente a realização de exames auxiliares de diagnóstico..Há muitas causas diferentes para o desenvolvimento da lombalgia: cerca de 90% dos pacientes desenvolvem dor decorrente de uso excessivo das estruturas dorsais (resultando em entorses e distensões), da deformidade da estrutura anatômica normal ou de trauma; os outros 10% dos adultos apresentam lombalgia atribuível a uma doença sistêmica. A lombalgia também pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho (essa é a causa mais freqüente para a torção e distensão dos músculos e ligamentos que causam a lombalgia), osteoartrose da coluna; osteofitose (bico de papagaio) e osteoporose (que são causas também relacionadas a idade). Pois, com o passar do tempo, as articulações da coluna vão se desgastando, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais ( hérnia de disco).
 O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio das causas e pode incluir perda de peso, exercícios para melhorar o tono e a resistência musculares e melhora da postura. Nas primeiras 24 a 48 horas após o aparecimento da dor, o doente deve permanecer em repouso. Para alívio da dor, o médico pode prescrever medicamentos analgésicos (por exemplo, ácido acetilsalicílico, acetaminofeno, ibuprofeno) e medicamentos relaxantes musculares, que eliminam a dor mas não aceleram a cura da causa desencadeante. A injeção nos tecidos moles com corticosteróides e anestésicos locais pode propiciar alívio da lombalgia crônica associada a síndrome miofacial ou fibromialgia. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a dor intratável ou a dor conseqüente a anormalidades estruturais.
 Na maior parte dos casos de lombalgia deve  ser utilizado o recurso da fisioterapia..
A aplicação de frio e/ou calor, a realização de massagens e alguns programas de exercícios - visando o fortalecimento dos músculos da região lombar, o aumento da sua flexibilidade e a melhoria da postura - fazem da fisioterapia um instrumento útil em certos casos de lombalgia. A estimulação elétrica trans-cutânea (que consiste na aplicação de alguns elétrodos na pele, através da qual transmitem estímulos elétricos) pode ter efeitos benéficos.

Algumas pessoas, principalmente com lombalgia crônica, obtêm alguma melhoria sintomática com a realização de várias sessões de acupuntura.

Por vezes é necessária a hospitalização e a cirurgia para se tratarem algumas causas de lombalgia. Durante o período de recuperação, não devem ser realizadas actividades que possam atrasar o processo de cura ou

 

 

 


Dra. Melissa Piellusch
Crefito: 42630-f
Spazzio Vitta
F:32946501
e-mail - melpiell@hotmail.com
 

Enviado por:

Newsletters Queda D'Água
www.quedadagua.com.br