FINA MUDA REGRAS PARA OS TRAJES

21/02/2009 19:28

 

FINA MUDA REGRAS PARA OS TRAJES

Redacao
Publicado em 20/02/2009
Fonte: FINA

 A reunião dos trajes em Lausanne nesta sexta-feira de Carnaval talvez tenha sido a mais efetiva decisão que a FINA tomou nos últimos anos. O Presidente Mustapha Larfoui que pode estar deixando o cargo na eleição de julho, vai deixar a entidade mais limpo.
Um total de 16 dos 21 fabricantes estiveram presentes e viram uma FINA bem determinada e decidida na questão tão polêmica.
As decisões aprovadas e apresentadas hoje ainda serão submetidas a reunião do Bureau da FINA que acontece no próximo mês nos Emirados Árabes Unidos. Estas são as novas determinações para a regra dos trajes:
·         Os trajes não poderão mais passar da linha dos ombros e nem dos calcanhares.
·         A espessura do traje não pdoe passar de um milímetro.
·         O traje deve acompanhar o corpo do atleta.
·         A utilização de diferentes tecidos não poderá criar retenção de ar.
·         O efeito de flutuabilidade não poderá ser maior do que 100 gramas.
·         Na construção dos trajes, não será permitida a influência que qualquer outro acessório que permita redução de dores, estimulação muscular, ou coisas deste tipo.
·         Todos os trajes devem ter o mesmo formato e modelo. Trajes construídos sob medida e individualmente não serão admitidos.
·         Um traje por atleta, nada de dois, três, nem outros trajes por baixo serão admitidos.
·         A FINA irá estabelecer uma entidade independente para fazer os testes e todos os trajes deverão estar prontos para serem submetidos para avaliação até 31 de março deste ano.
Uma coisa que estava sendo esperada foi o não banimento de qualquer traje ou marca. As decisões foram gerais e englobam a todos os trajes. Todas estas decisões ainda serão submetidas ao Bureau e com certeza aprovadas.
Ainda não está claro, entretanto, se as regras entram em vigor para o Mundial de Roma ou no dia 1º de janeiro de 2010. Com certeza as empresas devem ter pedido o prazo para o próximo ano. Todos querem liquidar os seus estoques dos trajes “ilegais”. Esta parte, de quando deve entrar em vigor, deve sair com mais precisão da reunião do Bureau no Dubai em algumas semanas.

 

 

Fonte: https://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=10618