Dicas para se hidratar!

26/01/2009 00:32

 

DICAS DE HIDRATAÇÃO

Kathleen Woolf
Publicado em 25/01/2009
Fonte: Splash Magazine

 

 

FLUÍDOS – MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ PENSA
Um nadador passa horas na piscina e por incrível que pareça corre alto risco de desidratação. Adequada hidratação mantém o corpo em bom funcionamento permitindo a capacidade de perfomrnace. Confira algumas dicas preparadas pela médica Kathleen Woolf da USA Swimming:
 
 
O QUANTO E QUANDO?
Beba pelo menos dois copos de fluidos, de preferência água, por volta de duas horas antes do exercício. Quinze minutos antes do treinamento, pelo menos mais outro meio copo.
Durante o treinamento, beba de um a dois copos de água a cada 30 minutos. Quando o treinamento for menos de uma hora, você estará bem hidratado com água. Se for mais de uma hora, bebidas que contenham fluidos, carbohidratos e eletrólitos são indicadas. Refrigerantes e sucos não devem ser jamais consumidos por possuirem alto nível de cabohidratos dificultando a hidratação durante o exercício além de causar desconforto no estômago.
Após o exercício, fluidos para repor a energia dispendida o mais rápido possível. Para cada meio quilo de peso perdido no treinamento pelo menos três copos de fluidos.
Beba fluidos durante o dia em freqüentes intervalos.
 
COMO VOCÊ PODE MONITORAR SUA HIDRATRAÇÃO?
Confira a cor da sua urina logo pela manhã. Quando você estiver bem hidratado, a urina terá uma coloração amarela fraca e sem cheiro forte. Urina escura normalmente indica falta de hidratação.
Não espere ficar com sede para beber, beba antes disso. Se você está com sede é tarde demais.
 
BEBIDAS ENERGÉTICAS: NÃO É UMA BOA OPÇÃO!
As bebidas energéticas passaram a ser bastante populares no mercado. Entretanto, mesmo taxadas de promover uma ajuda energética para o organismo não tem a capacidade dos fluidos e não ajudam na rehidratação. Não devem ser tomadas durante os exercícios além de terem cafeína e outros estimulantes na sua fórmula o que durante o treinamento pode lhe causar mal estar e levar a desidratação. Também são portadores de alto nível calórico e de carboidratos o que pode levar a problemas com seu estômago.
 
Matéria publicada na Revista Splash da USA Swimming edição de janeiro de 2009