Copa Campinas de Natação reuniu mais de 400 atletas na Escola de Cadetes

16/12/2008 19:55

 

foto
Foto: Camila de Pádua

17/11/2008, 11:45
Autor: Camila de Pádua

O sábado de sol contribuiu para a realização da segunda edição da Copa Campinas de Natação. O evento aconteceu na Escola de Cadetes e contou com a participação de 412 crianças de 6 a 16 anos de toda a cidade. Nas arquibancadas, pais ansiosos e empolgados para verem os filhos nadarem. Muita torcida e festa com as primeiras braçadas dos futuros campeões.

Participaram da competição representantes das entidades: Academia Reabilitação Física, Associação dos Servidores de Campinas, Balneário da Lagoa do Taquaral, Círculo Militar de Campinas, Fonte São Paulo, Clubes Municipais 31 de Março e Padre Anchieta, Equipe Tia Rô, Guarani Futebol Clube e Praças de Esportes Dr. Carlos Grimaldi, Edgar Ariane e Pompeo de Vitto.

Também como parte do evento as crianças puderam assistir as apresentações de três atletas campeões. Henrique de Souza Martins que tem o melhor tempo do mundo nos 100 metros borboleta e já foi 20 vezes campeão brasileiro. Gabriel Abrão, especialista em provas longas, foi campeão nos 1500 e 400 metros livre nos Jogos Regionais e Lucas Mendes Paulucci atleta da seleção brasileira na categoria júnior.

O evento foi uma realização da Secretaria de Esportes e Lazer e da Associação de Pais e Amigos da Natação de Campinas (APANC) uma parceria inédita na competição.

O vice-presidente da APANC, Alfredo Leitão, comemorou o sucesso da Copa Campinas. "Por ser um feriado me surpreendeu o número de participantes. Isso mostra que nós estamos conseguindo fazer com que essas crianças despertem o interesse pela natação que é o nosso principal objetivo".

Para Cristiane Savi, coordenadora de Esportes Educacionais da Secretaria, a Copa Campinas de Natação superou as expectativas. "Nós conseguimos montar uma boa estrutura para receber os atletas e tudo saiu dentro do esperado. A participação dos pais dos pais apoiando seus filhos também nos surpreendeu, e isso é fundamental para o desenvolvimento da criança no esporte", afirmou.

A segunda etapa da Copa Campinas de Natação acontece em março de 2009, marcando o encerramento do verão. A competição está prevista para acontecer na Praça de Esportes Pompeu de Vitto.

Homenagem

 

 

A competição também foi marcada por uma homenagem a um grande atleta que contribuiu muito para a natação na cidade e no país: Hilário Luzio Meucci.

A equipe da organização da Copa Campinas batizou o troféu da competição com o nome do nadador.

Emocionado com a homenagem, Seo Hilário contou que esse foi mais um momento especial em sua vida. "Acho que eu merecia receber essa homenagem da cidade, fico muito honrado em ter um troféu com meu nome, foi uma surpresa muito boa, de verdade", afirmou.

A trajetória do atleta passou pelo clube Regatas e como técnico no Guarani. Treinou Silvio Fiolo que em 1966 foi recordista sulamericano. Hoje, já aposentado da função de técnico, ele não deixou as piscinas. Participa da equipe campineira da categoria master e tem o melhor tempo no nado peito e costas. Ao ser questionado sobre como o esporte faz parte da sua vida, ele não hesita. "Para mim a natação teve um início e nunca vai ter fim", concluiu.

( https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/?not_id=1&sec_id=&link_rss=https://www.campinas.sp.gov.br/admin/ler_noticia.php?not_id=19472 )