DIVIRTA SEUS ATLETAS, NÃO APENAS TREINE ELES

07/05/2008 12:44

 

Wayne Goldsmith
Publicado em 24/04/2006
Fonte: US Coachees Quarterly

 

DIVIRTA SEUS ATLETAS, NÃO APENAS TREINE ELES

 

 

Por Wayne Goldsmith, Austrália, publicado na Revista Coaches Quarterly da USA Swimming edição de 2005. Tradução de Alex Pussieldi.

 

 

 

10 DICAS PARA MOTIVAR SEUS NADADORES NO TREINAMENTO

 

 

 

1)      Todos os nadadores adoram training camps. Isto oferece variedade, troca de ambiente, formas diferentes de trabalhos, experiências novas. O desafio é manter o espírito positivo durante todo o programa de trabalho. Uma dica seria fazer de cada semana uma espécie de “training camp” durante o ano todo, trabalhando com variedade, criatividade e em alto astral.

 

2)      Utilize os “velhos educativos”, as “velhas séries” mas adicione novidades e formas diferentes de execução quebrando a rotina. Introduza novos equipamentos e acessórios.

 

3)      Convide treinadores de outros esportes a assistirem seu treinamento. Discuta e escute o que eles tem a acrescentar, idéias novas, sugestões e avaliações vindas de fora sempre serão válidas.

 

4)      Aceite contribuições de seus atletas. Idéias deles sempre são criativas e tem boa aceitação no grupo.

 

5)      Incentive e abre espaço para as atividades sociais dentro do seu programa. A nível de famílias, atletas, algo que venha a fazer seu programa crescer como estrutura.

 

6)      Motive os seus atletas como atletas não somente focado na performance. Lembre que estás formando cidadãos e não somente atletas.

 

7)      Modifique o velho sistema de aprendizagem. Incorpore o sistema de tentativas e acertos, faça com que seus atletas tenham a oportunidade de de experimentar novas situações.

 

8)      Treine em lugares diferentes, ambientes diferentes, horários diferentes, situações diferentes. Comece o treino de locais diferentes na piscina, sempre procure encontrar meios de fazer tudo mais divertido.

 

9)      Informatize o seu trabalho. A nova geração sempre está a busca de novas técnicas e programas. Esta geração está cada vez mais exigente.

 

10) Venda a idéia dos aspectos positivos do nosso esporte aos pais dos atletas. Itens como auto-estima, auto-motivação, disciplina, capacidade de suportar pressão e controle de emoções são fatores amplamente desenvolvidos com o esporte. Fatores que são levados para a vida toda e não apenas na carreira desportiva.

 

retirado de: http://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=4528