Competição no Cear reúne mais de 800 atletas neste final de semana

27/06/2011 12:42

 

Competição no Cear reúne mais de 800 atletas neste final de semana


25/06/2011 - 14:15

Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Orkut



 

Camila de Pádua

 

O Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear) está diferente neste final de semana, 25 e 26 de junho.  É que a cidade foi escolhida pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) para sediar a etapa regional do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação.

 

O Cear está sediando as provas de piscina e na pista de atletismo, já no Ginásio da Unicamp acontecem competições no halterofilismo. Ao todo serão mais de 800 atletas de todo o estado de São Paulo que estão em busca da classificação para a etapa nacional do Circuito, que será realizada em agosto, na capital.

 

Além dos atletas, entre técnicos, equipes de organização e apoio, árbitros, fiscais de provas mais de 300 pessoas circularam pelo Cear.

 

Esta foi a primeira competição nacional realizada no local. As provas também marcarão a estreia da piscina de 50 metros do complexo aquático, que está sendo usada pela primeira vez - e com a aprovação de atletas, técnicos e do presidente do CPB, Andrew Parsons.

 

“São pouquíssimos espaços como esses no país, com toda acessibilidade para os atletas, com certeza é um incentivo para revelar talentos”, destacou Parsons.

 

O secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, comemorou o sucesso do primeiro grande evento do Cear. “Essa é outra vocação do Centro Esportivo, além de formar atletas, o espaço tem condições de receber grandes eventos que é o que estamos vendo aqui hoje”, disse.

 

Em meio a jovens atletas buscando índices para representar o estado na etapa nacional, uma bicampeã paraolímpica: Fabiana Sugimori que participou de quatro olimpíadas representando o Brasil na natação. A campineira também elogiou o espaço e comentou a importância para a formação dos atletas.

 

“Não tive a oportunidade de treinar em uma piscina de 50 metros aquecida, como é essa aqui. Quem tiver a chance de se preparar nesse espaço será beneficiado, com certeza, porque isso faz muita diferença quando você vai para uma competição nacional”, afirmou.

 

Fabiana reencontrou amigos e disse da saudade que sente das piscinas. “É muito bom estar aqui, sinto falta desse clima, mas minha fase agora é outra”, disse a ex-atleta, que atualmente realiza palestras em todo país.

 

Provas

 

A etapa regional do estado de São Paulo é considerada uma das mais fortes de todo o país. E só na manhã do primeiro dia de competições três recordes nacionais foram batidos na pista de atletismo.

 

Márcia Bonfim dos Santos, de São Bernardo do Campo, é a nova recordista brasileira no arremesso de peso, categoria f-11, com a marca de 8.80. Já a para-atleta Jessica Manuela Rodrigues, conquistou o ouro e o novo recorde na prova de 100 metros livre t-36 com 16 segundos e 95 milésimos.

 

Entre os homens mais superações, também na prova dos 100 metros rasos. Evandro Batista de Souza é o novo recordista brasileiro na categoria t-34 com a marca de 21 segundos e 13 milésimos.

 

As competições continuam no sábado até as18h, e no domingo das 8h às 12h. Na natação estão sendo disputadas provas de 150, 200 4 por 100 metros medley; 50 e 100 metros borboleta, 50 e 100 metros costas; 50, 100, 200, 400, 4 por 50 e 40 por 100 metros livre.

 

No atletismo as provas são de salto em altura, distância e triplo, arremesso de peso, lançamento de disco e dardo e as de corrida nos 100, 200, 400, 800, 1500 e 5000 metros.

 

O Centro Esportivo de Alto Rendimento fica na Rodovia Anhanguera, km 89,5, noSwiss Park. A entrada é gratuita para quem for assistir as competições.

 

Fonte: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=7154