Biomecânica com Augusto Barbosa

12/05/2008 14:08

Uma entrevista de Peso com Augusto Carvalho Barbosa

 

 

Avaliação Biomecânica

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Com formação em Treinamento Desportivo, o Prof. Augusto Carvalho Barbosa trabalha há 06 anos na formação e consolidação de atletas competitivos e se dedica ao desenvolvimento do processo de treinamento através da interpretação e associação de respostas biomecânicas e bioquímicas.

Mestre e Doutorando em Educação Física pela UNICAMP, é atualmente biomecânico do SERC São Caetano, palestrante em diversas faculdades e clubes em São Paulo, além de convidado em disciplinas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

No histórico acadêmico consta mais de 15 publicações sobre treinamento desportivo e também a participação como pesquisador no Laboratório de Atividades Aquáticas da Unicamp.

Vale lembrar que muitos dos dados publicados se devem à participação de Augusto na comissão técnica da equipe de natação competitiva da UNICAMP durante o período de julho de 2002 até julho de 2006, o que trouxe grande experiência para o trabalho de avaliação.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

PERGUNTAS

"1. O QUÊ SÃO E PARA QUE SERVEM AS ANÁLISES DE TÉCNICA/BIOMECÂNICA?

            É inegável que a competitividade dentro da natação tem aumentado e um bom exemplo disso foram os resultados do recente Troféu Maria Lenk (2008), mais especificamente a prova de 100m Peito onde 4 nadadores atingiram o índice olímpico. Essa melhora é devida a dois fatores principais: produção e gasto de energia.

            Ao produzir mais energia você pode nadar a mesma distância num tempo menor. Para melhorar isso você deve executar corretamente as intensidades (A1, A2, A3, AN1, AN2 e AN3) que o seu técnico propõe. Mas se você aumentar muito sua capacidade de produzir energia e piorar muito a forma de gastá-la pode ser que seu tempo piore.

Quando falamos em como gastar energia estamos tratando de técnica. As análises têm por objetivo identificardetalhes técnicos que não podem ser observados a olho nu. A partir delas o seu técnico poderá intervir de forma mais direcionada no seu nado para que você ganhe o máximo de propulsão gastando a menor quantidade de energia possível.


 

2. EM QUE ÉPOCA DO TREINAMENTO ELAS SE MOSTRAM MAIS EFICAZES?

É difícil precisar uma época, pois a eficácia da análise depende muito intervenção que é realizada depois dela. A melhora está intimamente relacionada com a forma em que o técnico passa a correção e também com a maneira em que o atleta a recebe e entende. É óbvio que os resultados obtidos serão discutidos com o técnico responsável e algumas sugestões serão dadas.

Recomendo que haja pelo menos duas avaliações ao longo da temporada para saber se houve melhora depois de algum tempo de treino. É melhor que elas aconteçam em etapas iniciais da periodização ou imediatamente após a competição principal. Digo isso porque fazer mudanças na técnica perto de competição pode atrapalhar toda uma preparação.


 

3. COMO VOCÊ VÊ O ESTUDO E A PRÁTICA DA BIOMECÂNICA NA NATAÇÃO DO BRASIL COMPARADA AS GRANDES POTÊNCIAS COMO EUA E AUS?

            Tenho lido muitas pesquisas realizadas nos EUA, Austrália, França e Grécia e vejo que temos muito a evoluir. Mesmo assim observo muitas pesquisas nacionais de qualidade e que são pouco aplicadas. Acredito que a nossa maior dificuldade aqui no Brasil continua sendo a transferência do conhecimento científico para a prática, ou seja, técnicos e cientistas estão muito distantes.

Essa distância diminuiu muito desde a entrada do Prof. Paulo Cezar Marinho na CBDA tendo como grandes progressos a realização de 3 clínicas Pan-Americanas e disponibilização das análises de competição, que dão valiosas contribuições ao treinador.

            No entanto, creio que essa distância pode diminuir ainda mais quando estes trabalhos atingirem a toda a população de nadadores. Espero contribuir para isso!


 

4. COMO FAÇO PARA FAZER UMA DESSAS ANALISES?

            Em primeiro lugar converse com seu técnico e veja a opinião dele em relação a esse trabalho. Depois disso, havendo o interesse, entre em contato por e-mail (augustocarvalhobarbosa@yahoo.com.br) para agendarmos uma conversa.

            Além da avaliação individual existe a possibilidade da realização de clínicas com sessões de correção técnica dentro e fora da água, método comprovadamente eficiente. Sugiro ainda que veja também o interesse dos seus colegas de raia, afinal, uma avaliação em grupo é bem mais motivante.


 

5. CONSIDERAÇÕES QUE ACHAR IMPORTANTE DA ÁREA

            Além da análise biomecânica estão disponíveis testes de força específica, lactato, análise competitiva, antropometria e composição corporal. Também podem ser realizadas comparações entre atletas para entender qual a diferença entre você e o seu concorrente.

Os resultados são entregues num prazo máximo de 15 dias, possibilitando desta forma, a aplicação e ajuste imediato dos resultados ao programa de treinamento, tudo no sentido de potencializar as chances de uma medalha de ouro. Conte comigo!"