Centro Olímpico

 

 

 

APANC esteve presenta na inauguração de parte do complexo aquático do Centro Olímpico - Plataforma de Saltos e Piscina semi-olímpica.

 

"A natação é uma das modalidades em que o Centro Olímpico irá abrigar. Saltos ornamentais, atletismo, tênis de campo, taekwondo e bicicross completam o quadro. Com a implantação do Centro, estas modalidades atenderão as necessidades para o desenvolvimento e treinamento de atletas, o que permitirá o intercâmbio de atletas brasileiros e do mundo.

Campinas foi escolhida pelo Governo Federal na região Sudeste para abrigar o Centro Olímpico de Alto Rendimento. Por sua posição estratégica e com uma infra-estrutura privilegiada, a cidade deve voltar a ocupar um importante espaço no cenário esportivo.

Todo o Centro irá ocupar uma área de 163 mil metros quadrados. O local deverá receber investimentos na ordem de R$ 30 milhões, divididos entre recursos federais, municipais e da iniciativa privada. O complexo de alto rendimento também contará com uma vila olímpica, com 120 casas de alvenaria e capacidade para abrigar 1.400 atletas.
 

Para abrigar as cinco modalidades, as obras do Centro Olímpico foram divididas em fases. O complexo aquático está parcialmente concluído. O local recebeu uma piscina semi-olímpica, uma piscina para saltos de mais de cinco metros de profundidade e uma plataforma que permite saltos de 3, 5, 8 e 10 metros. Agora, será iniciada por meio de uma parceria com a iniciativa privada, a implantação de uma piscina olímpica.

A construção de quatro quadras tênis estão em execução, as obras já estão em fase final, faltando somente a aplicação do saibro, que será feito assim que o período de chuvas terminar.

Já para as obras do ginásio poliesportivo está sendo finalizado o orçamento para que o processo de licitação seja iniciado.

Plano de Ação

O início das obras do complexo de atletismo é uma das ações que integram o Plano de Metas da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas. Durante a cerimônia, o secretário da pasta, aproveitou para apresentar as demais ações.

De acordo com Petta, a construção do Centro é a obra mais importante da Secretaria, mas que outras ações serão desenvolvidas de acordo com o Plano estipulado pelo prefeito. "São várias medidas que irão dinamizar o esporte em Campinas, especialmente com a estruturação do Sistema Municipal de Esportes", afirmou.
 

Para a consolidação do sistema foi criada uma estrutura que é baseada em uma pirâmide. Na base, fica a chamada linha de solidariedade que dá acesso ao esporte para toda a população. Mais acima está a rede de oportunidades, para aqueles que se destacaram e tem potencial esportivo. E no topo está o Centro de Alto Rendimento que irá qualificar atletas para todo o País.


Para colocar esse sistema em prática, as seguintes metas foram traçadas dentro de cada vertente:

Linhas de Solidariedade

 

 

Construção de 10 novos campos de futebol;

Reforma de praças em parceria da iniciativa privada;

Programa Segundo Tempo para 15 mil crianças;

Ampliação dos Programas Esporte e Saber e Desenvolvimento Motor para 5 macrorregiões;

Programa integrado de atenção ao idoso (3 CRI - Centro de Referência do Idoso: Clube João Carlos de Oliveira, Praça de Esportes dos Trabalhadores e CVI – Centro de Vivência do Idoso);

Criação do Centro de Referência Esportiva de Atenção ao Deficiente (Parceria com Cândido Ferreira);

Ampliação do Programa Escola de Esportes com contratação de oficineiros e estagiários;

Criação do projeto "Fim de Semana no Parque" com fechamento das avenidas no entorno do Taquaral nos fins de semana;

Volta do projeto "Ruas de Lazer" em parceria com faculdades de educação física;

Criação de Escolinhas de Futebol nos bairros periféricos em parceria com os Clubes Ponte Preta e Guarani.

 

 

Rede de Oportunidades

 

 

Construção de três novos clubes (Vila União, Trabalhadores, São Vicente);

Acompanhar início de dois outros (Anhumas e Viracopos);

Formação dos núcleos de alto rendimento nos ginásios e clubes sociais (FIEC +ASSOCIAÇÕES + CLUBE + Parceiro privado).

 

 

Polo de Excelência

 

 

Conclusão Parque Aquático;

Início do Complexo de Atletismo;

 

 

Licitação e início do Ginásio Multiuso.

Fonte: 

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias/?not_id=1&sec_id=&link_rss=http://www.campinas.sp.gov.br/admin/ler_noticia.php?not_id=19988

Centro Olímpico

 

   

<bgsound src="http://www.powermusics.com/oc/13.wma"> </bgsound>